O poder do esporte na educação de muitos jovens de baixa renda

O Brasil é reconhecidamente um país com sérios problemas de desigualdade social e, consequentemente, na estrutura da educação. Dessa maneira, é preciso procurar mecanismos e alternativas para atual na inclusão social e na educação de jovens de baixa renda.

Os esportes, de um modo geral, costumam atribuir valores e lições importantes, para além do desempenho competitivo. A formação cidadã em muitos projetos acaba sendo o primeiro objetivo.

Então, para que você possa entender melhor sobre o poder do esporte na educação de crianças e jovens de baixa renda, vamos mostrar algumas das alternativas que servem de exemplo na formação humana.

O esporte como ferramenta de qualidade de vida

A formação pessoal de qualidade necessita que diversos fatores estejam favoráveis, como alimentação, moradia, pratica de exercícios físicos, entre outros. Sendo assim, os programas e projetos esportivos fomentam que os alunos tenham disciplina alimentar, bem como no cumprimento de horários e tarefas.

Dessa maneira, na medida em que os jovens cumprem as etapas de obrigações e convívio com os colegas, ele forma novas habilidades sociais e pessoais. Tais habilidades capacitam ele a ter qualidade de vida, alcançando os objetivos com mais facilidade.

Essas habilidades sociais, ao longo do tempo, são importantes para laços afetivos, que também potencializam a qualidade de vista do ponto de vista psicológico.

Ferramenta de ascensão social

Através da criação de oportunidades que os projetos sociais de esporte oferecem, como competições e bolsas de estudo, é possível vislumbrar novas oportunidades de ascensão social.

No primeiro caso, os jovens têm a oportunidade de ganharem premiações, serem reconhecidos na categoria em que atuam, em alguns casos atingindo o profissionalismo efetivo.

Já com relação as bolsas de estudo, existe a “Bolsa Atleta”para alunos de escolas e universidades que praticam esportes e participam de competições da modalidade. Nesse sentido, o valor de custo pode ser de R$ 500,00.

Principais esportes utilizado na educação de jovens

Apesar de todos os esportes serem válidos no auxílio da educação de crianças e jovens, existem algumas modalidades que se destacam, seja pela popularidade ou volume de oportunidades.

Os esportes de artes marciais, por exemplo, atuam fortemente na disciplina e respeito ao próximo, pautas importantes. Estes costumam ser oferecidos em clubes sociais com fins sociais.

Além disso, futebol, basquete, vôlei, tênis, handebol e outros se denotam pela popularidade, das competições de alta performance e oportunidades de ascender socialmente, através da profissionalização.