Literatura Jovem Nacional: Melhores obras adolescentes para se apaixonar

é inegável que a literatura é algo essencial para todas as pessoas, principalmente jovens e adolescentes que estão em suas fases de construção de uma identidade e estão também em busca por novos mundos. Assim, podendo expandir cada vez mais a criatividade e leitura desses jovens.

Além disso, é muito importante influenciar os adolescentes a experimentarem a literatura nacional da qual possui grande nomes e que se adequem as suas faixas etárias.

Pois, um erro muito comum ao iniciar jovens na literatura, principalmente nacional, é tentar força-los a lerem obras clássicas e de grande peso linguístico, algo que pode afugentar pessoas que ainda estão desenvolvendo um gosto pela arte da literatura nas suas fases iniciais.

Portanto, é sempre bom indicar livros nacionais com base na faixa etária para assim, as crianças e adolescentes poderem se apaixonar pela literatura jovem nacional.

Veja logo abaixo as melhores dicas para se apaixonar por esse mundo encantado da literatura nacional jovem:

Amoras – Emicida

Amoras foi livro recente a ser lançado no Brasil, sendo o primeiro livro do rapper Emicida do qual transformou uma de suas músicas de mesmo nome do livro, nesta obra.

O seu livro infantil conta a história de uma menina que possui uma conversa com seu pai logo abaixo de uma árvores de amoras e passa por diversos assuntos sobre representação, aceitação, respeito, preconceito e demais assuntos sempre de forma lúdica e simples.

Ruff Ghanor – Leonel Caldela

Para os adolescentes que adoram um mundo medieval fantasioso cheio de aventuras, monstros, dragões, heróis e princesas, a Trilogia Ruff Ghanor é uma das melhores escolhas para o cenário de livros de fantasia medieval 100% brasileiro.

A história conta com o jovem que descobre ser de uma linhagem esquecida de reis e agora possui o dever de obter seu trono e governar ao derrotar os dragões que tomaram controle da humanidade.

Wattpad – Diversos autores

Por fim, a última dica não é um livro em especifico, mas o maior site online de histórias escritas de jovens para jovens.

O site Wattpad é um portal online onde milhares de jovens podem escrever seus livros e coloca-los a disposição para que todos os demais membros possam lê-lo de graça com custo zero.

A grande vantagem das obras disponíveis no Wattpad, é que a temática do site é voltada exclusivamente para o público jovem. Assim, tendo um maior apelo pelos gostos joviais, o que faz o site possuir milhões de usuários simultâneos e criar novos gostos para os jovens que encontram nele um local de leitura simples, fácil e acessível.