Inglês ou espanhol? Prova digital ou tradicional? Saiba o que escolher para o Enem!

Quando começa mais um ano letivo muitas dúvidas e apreensões começam a surgir para os estudantes, principalmente para quem está no último ano do ensino médio e se aproxima o ENEM. Ele é responsável por tirar o sono e juízo de muitos alunos que depositam todas as suas chances nessa avaliação para conseguirem assim uma vaga no curso desejado de uma universidade pública.  E por falar nisso, as inscrições ENEM 2022 já já se aproximam.

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada a cursos em universidades públicas e tem o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio das escolas de todo país. Esse exame é organizado pelo Ministério da Educação juntamente com o INEP e é composto por 180 questões e uma redação que são divididos em dois dias de prova. Ela acontece anualmente e garante a estudantes de baixa renda o acesso a programas governamentais que oferecem bolsas de estudo ou financiamento com juros reduzidos para quem não conseguir uma vaga através do SISU.

A prova do ENEM é composta por 180 questões objetivas que abordam assuntos de todas as disciplinas do Ensino Médio. Os conteúdos são divididos nas seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Para que vai se inscrever no ENEM é possível escolher se na prova de linguagem vai querer questões em inglês e espanhol, e isso depender muito do gosto e conhecimento dos alunos. Estudantes que possuem maior conhecimento e afinidade com o inglês escolher essa opção como linguagem estrangeira e os que possuem maior dificuldade com o inglês escolhem o espanhol. Na hora da prova os estudantes apenas marcam no gabarito as questões referentes a língua que escolheu e sai tudo certo.

No ano de 2020 e 2021 o ENEM trouxe uma novidade para a população devido a pandemia provocada pela Covid19, que foi o ENEM digital. O ENEM digital possibilitou que estudantes que faziam parte do grupo de risco ou que tiverem pessoas na família que fizessem parte do grupo de risco não ficassem expostos a doença correndo risco de se contaminar.

A prova digital possui a mesma quantidade de questões da prova, porém o único papel impresso é o da redação. Os estudantes que realizaram essa modalidade do ENEM não fizeram a prova em casa muito menos em seus computadores próprios para que não tenham vantagens sobre os outros participantes. Após a realização da prova os alunos só precisam confirmar as respostas e então enviar e finalizar.

Fonte: enem2022digital.com.br