Há diferenças entre o ensino na região Sul do Brasil para o ensino na região Norte do Brasil?

Falar em igualdade de ensino nas diferentes regiões do Brasil é algo quase impossível, principalmente quando comparadas as regiões sul e norte. Historicamente a região sul recebe o foco das atenções juntamente com a região sudeste enquanto as outras regiões como norte e nordeste são deixadas um pouco de lado em questões tecnológicas e investimentos na área.

Diferenças entre qualidade de ensino, tecnologia e investimento são visíveis e um grande reflexo disso é o vestibular, onde as maiores notas se concentram nas regiões ao sul do país que todos os anos mostra a grande diferença e com a nota de corte SISU 2021 mais uma vez o resultado será exposto a toda a população brasileira.

Facilidades da região Sul

Investimento, estrutura e tecnologia estão sempre presentes nessa região que presa muito pelo desenvolvimento de seus estados e de sua população. universidades renomadas se encontram no seu território e são o objetivo de jovens espalhados por todo o país, fazendo com que a Universidade de Santa Catarina concentre uma nota de corte UFSC 2021 altíssima em alguns cursos.

Cidades desenvolvidas influenciam diretamente no ensino. Trânsito, qualidade de vida e condições socioculturais são importantes agentes qualitativos do desempenho da população e isso é muito refletido no ensino e aprendizado dos jovens e dos profissionais que são formados na região.

Quando comparado todos esses pontos a região norte a competição fica quase que injusta. Desigualdades gritantes estão presentes e dificultam todo o ensino e desenvolvimento da região em questão.

Realidade da região Norte do Brasil

A região norte é a região com maior crescimento populacional relativo do país, e devido a essa concentração populacional dificuldades sociais são mais corriqueiras e presentes nos estados que a compõem. Com pouco investimento em educação e tecnologia toda a população sofre com isso e é comum o deslocamento populacional para outras localidades mais assistidas e com mais oportunidades.

Saúde, segurança e educação, direitos básicos e fundamentais a todos os cidadãos ficam a desejar no Norte e a população é extremamente prejudicada. Devido a todos esses pontos e falhas é comum que a qualidade do ensino e o nível de educação da população não seja das melhores, principalmente quando se comparando a população do sul. Toda a história da região norte é marcada por grandes lutas e dificuldades que continuam ate hoje e uma distinção e preconceito para com os moradores dessa região existe e faz com que cada vez mais a desigualdade exista e perdure deixando assim as diferenças acentuadas entre os territórios.