Crianças com dificuldade de aprendizado? Saiba o que fazer!

No Brasil o número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizado é enorme, chegando em torno de 40 a 50%. Esse número é bastante preocupante e uma indicação enorme de problemas. A aprendizagem escolar consiste na combinação de vários fatores, sendo eles genéticos, neurobiológicos, psicoemocionais, socioculturais, pedagógico, institucional e familiar.

Para saber o que deve ser feito é necessário entender todos esses pontos e então descobrir onde existe a falha para poder contornar e conseguir assim resultados positivos no aprendizado dessas crianças.

Fatores genéticos

Conhecidas como transtornos de aprendizagem são fatores que dificultam e muito o aprendizado das crianças e está diretamente ligado a questões genéticas, quando existe alterações nas conexões ou deficiências em determinadas áreas do cérebro. Isso pode ocasionar em atrasos no desenvolvimento cognitivo das crianças que não conseguem acompanhar o ritmo de desenvolvimento esperado para a sua idade e é perceptível logo na primeira infância, na idade escolar.

Para contornar essa situação é necessário identificá-la e estimular a criança de acordo com suas dificuldades. Ter o acompanhamento de um profissional como pedagogo é super importante também para que a criança não tenha seu aprendizado prejudicado.

Fatores socioculturais

Outro fator determinante para a dificuldade de aprendizado é o fator sociocultural e nele é importante ficar atendo a família, grupos que faça parte, comunidades e a sua sociedade em geral onde possuem valores, representações e estereótipos. Se uma criança esta contida em grupos que não ligam para a educação e possuem grau de ensino as crianças tendem a seguir o mesmo caminho, então mesmo estando contidas nesse meio é importante ter um incentivo que as puxem a se dedicarem ao aprendizado.

Fatores institucionais

As instituições também são importantes responsáveis pelo aprendizado das crianças e pelas suas dificuldades. Instituições de ensino precárias, que não oferecem uma boa qualidade educacional e não incentivam os alunos a se dedicarem tendem a apresentar resultados negativos e crianças com maiores dificuldades. Para contornar isso é importante que as crianças sejam incentivadas e tenham materiais para estimular o estudo, como por exemplo caligrafia cursiva em pdf para alunos de alfabetização que estejam começando a escrever e ler e um planner de estudos em pdf para que seja acompanhado o seu progresso.

Fatores familiares

A família é a base de tudo, se uma criança passa por complicações na família, discussões constantes, falta de incentivo e entre outras coisas seu aprendizado fica bastante comprometido. Um lar para criação de uma criança feliz deve ser calmo e acolhedor, então é muito importante que todos os pais e responsáveis busquem sempre o melhor para as crianças e estimulem sempre aos estudos para conseguirem se desenvolverem com uma maior facilidade.