Como saber nota do curso de graduação no MEC? Veja passo a passo!

Em diversas universidades espalhadas pelo Brasil o número de cursos de graduação e pós-graduação são grandes, mas como saber se esse curso é realmente bom? Como saber se naquela instituição a graduação escolhida possui um bom ensino?

Todas essas dúvidas são tiradas através do Ministério da Educação que por meio de avaliações dos cursos superiores no Brasil disponibilizam para quem desejar saber a qualidade do curso e da instituição em questão. Essa consulta é feita de maneira gratuita e é liberada para todo o público.

Como ocorre essa avaliação?

Todos os cursos superiores participam de atividades e pesquisas de avaliação para medir a sua qualidade. Isso acontece com a ajuda da prova do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e de outros critérios avaliativos ligados ao Ministério da Educação, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral Avaliados da Instituição (IGC), que contam com o Censo de Educação Superior e a avaliação da Capes integrados a eles.

Avaliação do ENADE

Esse exame avalia o desempenho dos estudantes matriculados em cada curso e é realizado a cada três anos para medir o grau de aprendizado dos alunos. O MEC após a avaliação disponibiliza para o público a média geral da nota dos alunos do curso. O ENADE 2022 já se aproxima e alguns cursos tendem a manter suas notas enquanto outros apresentam mudanças, sendo elas boas ou ruins.

CPC

Outro critério avaliativo muito consultado e levado em consideração é o CPC. Ele considera a nota dos alunos no Enade, um questionário que é respondido pelos alunos na mesma avaliação, avalia também a diferença entre o desempenho esperado e observado dos professores e das instituições, suas formações e o regime de trabalho utilizado por eles.

Como consultar essas notas

  1. Entrar do site do e-MEC;
  2. Escolher a opção “consulta avançada”;
  3. Escolher o que quer ser pesquisado;
  4. Informar o nome da universidade;
  5. Informar o nome do curso;
  6. Preencher informações complementares;
  7. Escrever o código de verificação;
  8. Pesquisar dados.

A busca é extremamente fácil de ser feita e o preenchimento dos dados é bem rápido facilitando o processo para todos os alunos e o público em geral que queira ficar a par da situação dos cursos superiores oferecidos pelas diversas instituições do país, sendo assim imprescindível que além de conhecer as instalações do campus e verificar se a instituição conta com toda a estrutura necessária seja pesquisado se as mesmas oferecem uma boa qualidade de ensino.