Benefícios ofertados aos estudantes de graduação de baixa-renda

Muitos estudantes passam anos nas escolas apenas imaginando sobre o ensino superior e qual curso e instituição irão escolher para seguirem sua carreira profissional. Universidades publicas e privadas oferecem todos os anos milhares de vagas para novos alunos se matricularem e assim ingressarem nos estudos.

O Brasil é composto por um grande número de jovens de baixa renda que muitas vezes são impossibilitados de ingressarem em universidades devido a falta de recursos que não permitem a eles uma educação de qualidade quando comparado a jovens de classes sociais mais altas. Devido a isso esses jovens de baixa-renda enfrentam grandes dificuldades na concorrência de uma universidade pública e não possuem condições de se matricularem nos particulares.

Diante dessa situação e do desejo de realizar o sonho de jovens em fazerem um curso superior programas sociais começaram a serem implementados para viabilizar o ingresso dos estudantes de baixa renda. Granes exemplos desses programas são o ProUni e o FIES que auxiliam esses jovens na sua formação e os qualificam para o mercado de trabalho.

O que é o ProUni?

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004 com o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais e parciais a alunos de baixa renda em instituições particulares de ensino superior. Essas bolsas são oferecidas a cursos de graduação e especializações.

O ProUni 2022 se aproxima e é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar em um curso superior, mas não tem condição financeira suficiente de custear a matrícula e as mensalidades.

Ainda para quem é beneficiado pelo ProUni também é importante ficar atento sobre a Bolsa Permanência. Para quem sempre pergunta como funciona a Bolsa Permanência do ProUni? Ela é uma ajuda de custos do governo onde os estudantes ganham um auxílio mensal que é depositado mensalmente em suas contas ajudando e muito no dia a dia desses jovens.

Para conseguir o auxílio da Bolsa Permanência só é necessário que os estudantes preencham alguns requisitos mínimos como:

  • Somente estudantes com bolsas PROUNI de 100% podem participar;
  • É preciso estar matriculado em um curso com ao menos 6 semestres de duração e com aulas de 6 horas de duração;
  • Ter uma frequência em aulas de ao menos 80%.

FIES

O FIES assim como o ProUni é um programa oferecido pelo Ministério da Educação para possibilitar o ingresso de estudantes de baixa renda ao ensino superior para que consigam assim se qualificar para o mercado de trabalho conseguindo melhores condições através dos estudos que assim conseguem abrir mais portas.